Gouveia: Centenário do nascimento de Virgílio Ferreira

Busto de Virgílio Ferreira na Praça de São Pedro - Gouveia

Neste ano em que se assinalam os 100 anos do nascimento de Virgílio Ferreira, ele que nasceu em Melo, concelho de Gouveia no dia 28 de janeiro de 1916, aqui deixo uma foto do busto do escritor que foi descerrado no dia 29 de janeiro, pela Câmara Municipal, na praça de São Pedro, em Gouveia, em frente à Biblioteca Municipal Virgílio Ferreira, depois de o anterior ter sido roubado em 2014.
Igualmente deixo uma foto em que o Paulo Neto me apanhou numa amena conversa com Fernando Alves, jornalista da TSF, e com o vereador Jorge Ferreira no Museu Abel Manta onde se encontra patente ao público a exposição "Virgílio Ferreira: Os caminhos da escrita ou o fascínio da arte".
Fernando Alves é o autor da crónica diária "Sinais", da TSF, em que ele faz das notícias do quotidiano verdadeiras peças literárias que significam, tal qual a arte, muito para além dos sons certeiros das palavras que ele tão bem diz. São pérolas como estas, do jornalismo escrito e dito, prenhes de significado, de identidade e de intervenção, que ainda nos aquecem a esperança.
Com Fernando Alves (TSF) e o vereador Jorge Ferreira, no Museu Abel Manta.