ALADINO: Um musical de referência do conservatório de música e artes do dão

O musical “Aladino”, uma produção do Conservatório de música e artes do Dão (CMAD), vai estar em cena até ao dia 12 de julho. Depois de Carregal do Sal, nos dias 26 e 28 de junho, e de Santa Comba Dão no dia 3 de julho, onde estive, mas também nos dia 4 e 5, o espetáculo vai terminar esta sua ronda no concelho de Tábua com exibições nos próximos dias 10, 11 e 12.
No caso de Santa Comba Dão o espetáculo aconteceu no auditório da casa da cultura, esgotado, e com os presentes rendidos ao magnífico espetáculo que lhes foi proporcionado por uma excelente equipa de jovens atores e músicos que com interpretações ímpares fizeram e fazem acreditar num futuro de esperança para as nossas terras, mas sobretudo são a evidência de que as escolas artísticas espalhadas pelo nosso país, e que tão mal tratadas têm sido nos últimos tempos, são cruciais para darem dimensão cultural e artística aos territórios, nomeadamente aos, designados, de baixa densidade.
Em palco estiveram cerca de setenta artistas, entre os jovens atores e os músicos da orquestra, que desde a primeira cena ganharam o público presente para a história de amor subjacente a todo o espetáculo. Para a história da princesa Jasmine que fugiu do palácio para romper com as leis da sua cidade, de Agrabah, que lhe impunham um casamento à força. Do encontro da princesa com Aladino, da paixão imediata dos seus corações, das atribuladas cenas de Jafar para desposar a princesa e tomar o poder do Sultão e do aparecimento do Génio, as cenas desenvolvem-se com muito ritmo, com luz, com música e com vozes timbradas e irrepreensíveis na sonoridade que conferem às letras das músicas que interpretam.
Lá estive a assistir à sessão de Santa Comba Dão, a convite do CMAD, do Paulo Gomes, e lá estive com o Leonel Gouveia, presidente da câmara de Santa Comba Dão e com os vereadores João Tomaz e Mário Silva, com o José Morgado presidente da CIM Viseu Dão Lafões, com o José Borges da Silva, presidente da câmara de Nelas e tantos outros convidados, mas sobretudo com os santacombadenses e com os pais e familiares dos artistas em palco.
Parabéns ao CMAD e a todos quantos apoiam em proximidade este magnífico projeto artístico.
(Fotos: Farol da Nossa Terra e CMAD)