Visita de deputados ao CEFITEC - Centro de física e investigação tecnológica

Na manhã do dia 16 de junho os deputados do grupo de trabalho da ciência, coordenado pela deputada Elza Pais, deslocaram-se ao CEFITEC - centro de física e investigação tecnológica, integrado na faculdade de ciências e tecnologia da universidade nova de Lisboa, que se situa no campus da Costa da Caparica.
Durante a reunião os deputados foram confrontados com um vasto conjunto de dados que dizem bem da relevância deste centro, bem como das consequências que a redução de financiamento por parte da FCT, na sequência da última avaliação dos centros de investigação, pode vir a ter para a investigação ali desenvolvida e que pode mesmo colocar em causa alguma da investigação de ponta que ali é desenvolvida, de que destaco o estudo a nível elementar dos constituinte do ADN e da aferição do efeito da ação da radiação. Ora este exemplo de estudo que acabei de referir é efetuado por um aparelho, único na Europa, desenvolvido pelos investigadores do CEFITEC.
Em suma, ficou bem evidenciado que o novo paradigma de financiamento da ciência em Portugal não andou por bons caminhos e que pode vir a fazer Portugal regredir para níveis a que pensávamos não ter que regressar.
Pela parte do PS lá estive com a deputada Elza Pais.