Touro - Vila Nova de Paiva: IV Feira do fumeiro do demo

O parque urbano da freguesia de Touro acolheu no dia 15 de março a 4ª edição da feira do fumeiro do demo, uma iniciativa promovida pelo município de Vila Nova de Paiva, em parceria com a junta de freguesia de Touro.
As tradições gastronómicas e os sabores e saberes genuínos das terras do demo, imortalizadas por Aquilino Ribeiro, estiveram expostas e foram dadas a conhecer e a provar aos milhares de paivenses e forasteiros presentes.
A feira do fumeiro funciona como um meio de divulgação do concelho e das suas gentes e constitui um incentivo à economia local e ao mundo rural.
Apesar do fumeiro tradicional ser o cartão de visita ele esteve associado ao artesanato, aos restaurantes e tasquinhas gastronómicas a que não faltou a animação musical com especial destaque para o Quim Barreiros.
Lá estive, mais o deputado José Junqueiro, com o José Morgado, presidente da câmara e com os vereadores, com o Paulo Marques, presidente da assembleia municipal, e muitos outros autarcas da região, de que destaco o José Eduardo Ferreira e o Alcides Sarmento, de Moimenta da Beira, com o presidente da junta do Touro, Amândio Salvador, e outros autarcas de freguesia do concelho, com o diretor da segurança social de Viseu, Telmo Antunes, com os párocos locais, mas também com o César Fonseca, Mário Morgado, Ricardo Santos, Rafael Guimarães, Marta Costa, Carlos Diogo Pires, António Casais, João Inês Vaz e o Vasco Lima, entre tantos outros.