Decorreu em Vouzela a sessão distrital do parlamento dos jovens do ensino básico

Teve lugar no dia 9 de março no auditório municipal de Vouzela a sessão distrital do parlamento dos jovens do ensino básico do distrito de Viseu.
Coube-me a mim representar a assembleia da república nesta sessão que contou com a participação de 66 jovens deputados do distrito em representação de 22 escolas, tendo a presidência desta sessão cabido ao Edgar Almeida, aluno de Nelas.
O tema desta ano para o ensino básico é "combate ao insucesso escolar" e os deputados de todo o distrito não deixaram os seus créditos por mãos alheias apresentando inúmeras propostas.
Na sessão de abertura intervieram, para além de mim, o presidente da câmara de Vouzela, Rui Ladeira, a delegada regional de educação do centro, Cristina Oliveira, o representante do IPDJ, João Magalhães, e estiveram ainda na mesa os diretores dos agrupamentos de Vouzela e Campia-Vouzela, respetivamente, Raquel Ferreira e José Alberto Pereira.
No período de perguntas ao deputado da AR, fui questionado pelos jovens deputados sobre os mais diversos temas, de que destaco, a municipalização da educação, a colocação de professores, manuais escolares, metas curriculares, exame de inglês, número de alunos por turma, natalidade, retenções nas escolas, atividades culturais, emigração, dignificação da política, sanções para os encarregados de educação, crise económica, apoios educativos... Enfim, um imenso rol de questões a que respondi com enorme prazer.
Uma saudação para todos os alunos e a todos os professores que se envolveram e empenharam neste programa.
Parabéns.
Duas notas finais: uma para dizer do meu apreço pelo momento inicial de poesia e música e para ressaltar a excelente escolha de Augusto Gil e de Paulo Freire e a segunda para registar a presença e a disponibilidade do assessor da AR João Almeida Filipe.