PARTILHA: EXPOSIÇÃO DE PINTURA DE DULCE PEREIRA

Na Pousada de Viseu, no dia 6 de dezembro, aconteceu “partilha”, aconteceu cultura, aconteceu pintura e música [um belíssimo quarteto de saxofones], sob um lastro de fortes emoções que perpassaram pela autora da exposição ao dirigir-se aos presentes e ao falar sobre os seus quadros, sobre os seus retalhos de vida.
“Partilha” é, pois, o título, carregado de simbolismo, da exposição de pintura que depois desta inauguração irá estar patente ao público na Pousada de Viseu até ao dia 11 de janeiro.
A autora é Dulce Pereira, professora, autarca que foi durante doze anos na Câmara de Resende e que, nestes últimos tempos, abriu a porta à sua sensibilidade através das cores que atira com mestria sobre o branco da tela.
O azul domina. O azul do mar, do céu, do rio Douro, do seu coração que de azul é feito. Mas ao lado, bem ao lado, o vermelho, o sangue, a cereja e o fogo é alma gémea da cor dominante e das outras, tantas outras, cores que enxameiam as suas telas de esperança, com verde, com serenidade, com brancos de contraste e com pretos de infinito, de mais além, que, embora pretos, são nítido horizonte de um futuro que se lhe abre de par em par.
Lá estive com o José Junqueiro, com os familiares da pintora e com tantos amigos e amigas que lhe quiseram assinalar e dizer amizade.
Parabéns, Dulce. Obrigado pela “partilha”.
(Fotos: L&C e Carla Lacerda)