Mangualde: Seminário "Empoderar comunidades, desenvolver regiões"

Tendo como parceiros a Câmara Municipal de Mangualde e a CIM Viseu Dão Lafões teve lugar no dia 15 de novembro no auditório da biblioteca municipal de Mangualde o seminário “Empoderar comunidades, desenvolver regiões – Viseu Dão Lafões na Europa”.
Presentes, na sessão de abertura, João Azevedo, presidente da câmara anfitriã e membro do comité das regiões, José Morgado, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, eurodeputado e Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC.
Esta iniciativa foi promovida pela empresa Ação Pólis Unipessoal, Lda, que contou com um forte apoio do agrupamento de escolas de Mangualde na organização.
Este evento foi desenvolvido no âmbito da 12ª Semana Europeia de Regiões e Cidades/Europa na minha Região (Open Days 2014) promovida pelo Comité das Regiões da União Europeia. De entre os mais de 300 eventos locais que se realizam por toda a Europa, este é o único, em Portugal, que é promovido por uma empresa, sendo a Ação Pólis um parceiro independente do Open Days 2014.
Os objetivos deste Seminário eram, entre outros, empoderar as/os cidadãos para a criação de iniciativas que desenvolvam a comunidade e comprometer o poder político com este desígnio.
Lá estive durante a manhã com os presidentes do PS, João Azevedo, José Morgado, Francisco Carvalho, Borges da Silva e ainda com o Joaquim Patrício, Maria José Coelho, João Lopes, Marco Almeida e João Pedro Cruz, entre tantas outras pessoas presentes nesta iniciativa.