Deputados do PS questionaram governo sobre falta de médicos no concelho de Cinfães

«Ex.ma senhora presidente da Assembleia da República,
A extensão de saúde de Tendais, concelho de Cinfães, encontra-se há vários meses sem médico de família. Aliás, globalmente, a área do concelho de Cinfães apresenta um elevado défice de médicos de família.
Esta situação tem vindo a merecer uma profunda preocupação dos autarcas locais, das freguesias envolvidas, da câmara e da assembleia municipal, que interpretando os anseios das populações atingidas por esta situação tudo têm feito no sentido de sensibilizar as autoridades de saúde regionais e o próprio ministro da saúde, porém sem qualquer sucesso.
A título de exemplo anexamos dois ofícios da junta de freguesia de Tendais, um de 22 de janeiro e outro de 14 de março, ambos de 2014, dirigidos ao ministro da saúde, mas que não obtiveram qualquer resposta.
Estamos perante uma população profundamente envelhecida, num território de montanha (serra do Montemuro), com os problemas de saúde inerentes a essas faixas etárias, com dificuldades extremas de mobilidade, sem transportes públicos. Com a agravante de muitas pessoas da área de influência da extensão de Tendais estarem a ser confrontadas com a necessidade de pedirem médico de família na sede sob pena de não lhe serem sequer passadas as receitas de que necessitam.
Podemos, pois, dizer que a acessibilidade destas populações ao serviço nacional de saúde está posta em causa há vários meses e, caso nada seja feito, o estado está a abandonar à sua sorte as populações desta área do concelho de Cinfães; cerca de 1700 pessoas dispersas por uma área superior a 70 km 2. E, para além desta área coberta pela extensão de Tendais, assiste-se a uma discriminação negativa neste concelho do distrito de Viseu com uma vasta área serrana.
Face ao que precede os deputados do PS, eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, vêm nos termos constitucionais e regimentais em vigor, solicitar ao ministro da saúde, através de vossa excelência, senhora presidente, resposta às seguintes questões:
1. Sendo o ministro da saúde conhecedor da situação supra exposta, pelo menos pelos ofícios da junta de freguesia de Tendais, que diligências efetuou para suprir a falta de médico na extensão de saúde de Tendais?
2. Qual o plano do ministério da saúde para colmatar o défice de médicos de família que existem no concelho de Cinfães?

Palácio de São Bento, 3 de julho de 2014
Os deputados do PS
Acácio Pinto | José Junqueiro | Elza Pais»

OFÍCIOS DA JUNTA