Deputados do PSD e CDS votaram pelo encerramento dos 47 tribunais

O PS e o PCP requereram a apreciação parlamentar do decreto lei 49/2014, com a finalidade de fazer precludir a reforma do mapa judiciário que este governo aprovou e que hoje no plenário.
Contudo os deputados dos partidos da maioria, do PSD e do CDS, voltaram a votar pela extinção dos 47 tribunais, 7 dos quais no distrito de Viseu.
Foi um debate aceso aquele que decorreu no dia 2 de maio e que levou à assembleia da república os autarcas dos concelhos em que os tribunais são encerrados, tendo, pelo PS, efetuado este debate o deputado Jorge Lacão, ante uma ministra da justiça politicamente obsessiva a defender estas extinções.
Face à insensibilidade política da maioria o secretário geral do PS comprometeu-se perante os autarcas, numa audição efetuada no auditório da AR, em reabrir todos os tribunais que agora serão alvo deste encerramento.
Do distrito de Viseu lá estiveram os autarcas do concelhos que perderão os seus tribunais, casos de Resende, Armamar, Castro Daire, Tabuaço, São João da Pesqueira, Vouzela e Oliveira de Frades.
Aqui deixo algumas fotografias do debate no plenário, das galerias e da audição levada a cabo pelo PS.