Associação das termas de Portugal na Assembleia da República

A associação das termas de Portugal (ATP)  foi recebida na Assembleia da República, no âmbito do grupo de trabalho do turismo, no dia 16 de abril.
Da parte do PS estiveram presentes a deputada Hortense Martins, coordenadora do grupo de trabalho, e o deputado Acácio Pinto.
A delegação da ATP, constituída pela presidente e por dois vice-presidentes, apresentou um vasto conjunto de valores relativos à relevância da atividade para a economia local e para o turismo. Igualmente foram elencados um conjunto de constrangimentos com que se debate o termalismo e que passam pelo aumento do preço da energia, pelos cortes do SNS no apoio aos tratamentos termais, pelo fim do programa saúde e termalismo sénior que era gerido pelo INATEL e pela necessidade de acordos transfronteiriços na área da saúde e do termalismo.
Pelo PS interveio o deputado Acácio Pinto agradecendo a presença da delegação da associação e dando nota, entre outras considerações, da iniciativa de deputados do PS, junto do ministro da saúde, sobre as matérias relacionadas com o apoio do SNS aos tratamentos termais, pois haveria ganhos a prazo para o orçamento de estado face à prevenção de muitas doenças crónicas que ficariam menos dependentes de fármacos. Igualmente foi enfatizada a questão da importância do termalismo na dinamização de muitos destinos, como destinos de turismo, de saúde e de lazer.