Viseu: sessão do parlamento dos jovens na escola Alves Martins

No dia 16 de dezembro estive em representação da assembleia da república na sessão do parlamento dos jovens que se realizou na escola secundária Alves Martins, em Viseu.
A sessão foi conjunta, ensino básico e secundário, e decorreu no auditório da escola, uma escola que frequentei nos idos anos de 1974 a 1976, muito antes desta recente requalificação de que foi alvo.
Estiveram comigo na mesa o professor Paulo Albernaz, que introduziu o tema e justificou o convite que me foi efetuado, a professora Isabel Pipa, o professor Rogério Silva e o representante do IPDJ, João Magalhães.
Na sala estiveram mais de 150 alunos, acompanhados por professores, sendo que os temas em debate foram, para o ensino básico, "Drogas: evitar e enfrentar as dependências" e para o secundário, "Crise demográfica (emigração, natalidade e envelhecimento)".
Depois de uma apresentação inicial, que efetuei sobre o funcionamento institucional da assembleia da república, decorreu um longo período de perguntas e respostas sobre as temáticas em debate e que irão permitir às listas de cada escola apresentar as suas propostas a serem votadas, oportunamente, pelos seus colegas.
Agradeço a excelente receção que me foi proporcionada pelos professores responsáveis pelo projeto e pelo representante da direção da escola, Fernando Figueiredo.
Obrigado e votos de bom trabalho para todos!
(Fotos: ESAM)