Deputados do PS reuniram com presidente do Politécnico de Viseu

Os deputados do PS, José Junqueiro e Acácio Pinto, reuniram no dia 2 de dezembro com o Presidente do IPV, Eng. Sebastião. Tiveram como objetivo de avaliar os reflexos de iniciativas do ministério da Educação, nomeadamente no que respeita à reestruturação da rede, na autonomia e inserção da instituição no tecido económico e social.
Qualquer atitude do governo que tenha como objetivo a fusão da instituição, a diminuição do número de cursos, da oferta educativa, e o esquecimento de que o interior do país precisa de oportunidades e não constrangimentos, não será compreendida nem aceite.
O número de candidatos ao ensino superior, oriundos do distrito de Viseu, excede o número de vagas que são oferecidas no distrito. Significa isto que o IPV e a região têm que ser olhados também tendo por base esta realidade, por forma a não acentuarmos ainda mais os desequilíbrios regionais, nomeadamente entre o litoral e o interior.
Como é do conhecimento público, os reflexos da ação do IPV gera impulsos económicos na região próximos dos setenta milhões de euros. Não é, no entanto essa a única preocupação. A montante está a capacidade formativa instalada, a qualificação e aptidão dos alunos, facto que é demonstrado pela preferência na procura realizada pelas empresa da região.
Neste contexto, os deputados do PS vão interpelar o ministério da Educação sobre as suas intenções para o IPV e, para isso, farão uso dos instrumentos regimentais e constitucionais em vigor, continuando a cumprir o que prometeram, manter viva a voz do distrito de Viseu e de toda a região.