Deputados do PS receberam delegação da FNE | ambos contra provas de avaliação de professores

Os deputados do PS, Acácio Pinto, Odete João e Sandra Pontedeira, receberam na Assembleia da República, no dia 13 de novembro, uma delegação da FNE que integrava o secretário geral, João Dias da Silva, Cristina Ferreira e António Sota Martins.
A temática principal foi a prova de avaliação de conhecimentos para os docentes que o ministério da educação regulamentou e vai levar a cabo no dia 18 de dezembro.
Foi manifesta a forte convergência de posições face à mesma. O PS é contra a forma e o modo como o governo PSD/CDS regulamentou a  prova de avaliação de conhecimentos e competências e entende que uma escola publica de qualidade  carece de  politicas educativas de investimento, nomeadamente,  na formação contínua de professores e na formação inicial. Contrariamente, a prática deste governo desconsidera os professores ao sujeitá-los a esta prova, alguns com mais de 30 anos de serviço, revogando normativos legais sem qualquer negociação.
Igualmente se entendeu que a realização desta prova não vem dar mais qualidade ao sistema educativo, nem às pessoas que a venham a realizar, aliás, só contribuirá para criar ruído, entropia e desconfiança no sistema educativo.
A preocupação com a qualidade docente que todos temos que ter, assim como com os demais profissionais, deve passar sobretudo por intervenções na formação inicial, num debate que envolva as instituições de ensino superior, as associações científicas, pedagógicas e sindicais.
Também esteve em cima da mesa o OE 2014 para a educação que mereceu fortes críticas, pois a escola pública universal e a igualdade de oportunidades são muito atacadas em mais um mau orçamento para os portugueses.