Carlos Clara Gomes lançou novo livro | MONTEMURO


Teve lugar no dia 15 de novembro, na galeria de arte G, em Viseu, o lançamento do último livro, um romance, de Carlos Clara Gomes, numa edição das Edições Esgotadas e que, na ilustração da capa, conta com a colaboração de Wilfred Hildonen.
Teresa Adão da editora efetuou o enquadramento do evento e Martim Sousa deixou aos muitos presentes a sua leitura, uma perspetiva da obra.
No final o autor brindou a plateia com um magnífico texto, cheio de metáforas e de provocações, mas sobretudo cheio de afetos.
Sobre este livro Martim Sousa diz no prefácio: «[…] Este Montemuro de Carlos Clara Gomes persegue em vinte e nove capítulos a ideologia de um programa que se enuncia no paratexto inicial sob o lema da dignidade para se disseminar em fulgurante peregrinação por lugares e ambientes onde a condição humana é posta à prova. […] Tenso, evocador, multiforme, o romance obriga-nos a suturas distanciadas. […] Recolhendo a disseminação, este Montemuro é uma história de família que arrasta, na sua profundeza, um mordente ritual quotidiano que a todos integra. Rude até, o romance semeia quadros de rutura e morte, desvela os fumos trágicos e os desmandos sob o império colonial, aprofunda-se na corrente de consciência e na usura do tempo, percorre proibições e interditos, indagando credos e vocações, desígnios e vontades. […] Afinal, Montemuro somos nós cavando na interioridade, desvelando os espessos labirintos da condição humana na longa viagem da eternidade […].»
Parabéns.