PS reuniu, em Viseu, a comissão política da federação

A Comissão Política Distrital do PS reuniu em Viseu, no dia 20 de outubro, para fazer a análise das eleições autárquicas no distrito.
A Mesa foi presidida por José Junqueiro, João Azevedo e Elza Pais.
Registaram-se cerca de 20 intervenções que permitem concluir pela satisfação do PS nos resultados obtidos, por consubstanciarem um progresso autárquico consolidado
O PS detém agora 11 das 24 câmaras municipais do distrito de Viseu e doze das 24 assembleias municipais (contra o PSD e coligações PSD/CDS juntas.)
É o melhor resultado de sempre. João Azevedo, o presidente da Federação, tem razões de sobra para sentir orgulho nos resultados, a começar pelo seu.
Há quatro anos, o PS já passara de quatro para nove câmaras, 25% do aumento líquido nacional do PS. Ganhou mais cinco.
Agora, embora perdendo duas câmaras no Douro Sul (Tabuaço e Tarouca)  e uma no Centro Sul (Mortágua), voltou a ganhar mais cinco: Carregal do Sal, Nelas, Penalva do Castelo, Sta Comba Dão, S. Pedro do Sul
Há que acrescentar que o PS teve mais votos no distrito, embora não tantos como em 2009, mas obteve uma maior percentagem 39,33% (36,21%) contra 29,60% do PSD (42,51%), excluindo as coligações PSD/CDS.
AS coligações PSD/CDS tiveram maior percentagem agora, 15,27% do que em 2009, 9,35%. A abstenção aumentou 5%, houve menos inscritos e menos votantes.
(Texto: Gota de água; Fotos: L&C e Cabrita Grade)

PRESIDENTES DE CÂMARA DO PS
Douro Sul

Dão Lafões