Incêndio Ponte de Ferreira | Romãs: Deputado do PS deslocou-se ao comando operacional

O deputado do PS, Acácio Pinto, em representação dos deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, José Junqueiro e Elza Pais, deslocou-se no dia 13 de agosto, à tarde, ao posto de comando operacional, situado no largo do santuário de nossa senhora do Barrocal (Romãs-Sátão), relativo ao incêndio florestal designado de Ponte de Ferreira | Romãs.
Num breve briefing realizado no posto de comando em que estiveram presentes os comandantes operacionais – 2º CODIS, Henrique Pereira, o comandante de Sátão, Carlos Sousa e Rui Nogueira, este de Viseu – foi detalhada, através de uma carta geográfica, a distribuição dos meios no terreno e a mancha ardida, bem como com as frentes ativas. Esteve, igualmente, presente o técnico municipal de proteção civil, Nuno Bento, e já depois do briefing o presidente da câmara municipal de Sátão, Alexandre Vaz, também esteve no local, esclarecendo que a autarquia tem estado a colaborar em estreita parceria com o comando distrital operacional.
A área ardida ascendia já a uma área aproximada de 1.700 hectares de mato e de pinhal, àquela hora, e no terreno estavam 219 homens oriundos de vários locais do país.
Os meios aéreos estavam, igualmente, no terreno no sentido de tentar debelar este incêndio que avançava pelo vale do rio Coja em direção a Vila Longa, depois de já ter queimado vastas áreas, também, do concelho de Penalva do Castelo.
Foi dada nota da evacuação preventiva de algumas pessoas, nomeadamente em habitações mais dispersas, por forma a evitar danos humanos.
Na oportunidade o deputado do PS deixou uma palavra de apreço pelo trabalho empenhado que os bombeiros e demais agentes de proteção civil têm dado no combate aos incêndios no distrito de Viseu e no país. Igualmente deixou uma palavra solidária a todos quantos se confrontam diretamente com este flagelo, que o PS acompanha sempre com grande preocupação.
Nesta iniciativa o deputado do PS foi acompanhado pelo presidente da federação de bombeiros do distrito de Viseu, Rebelo Marinho, e pelo vereador do PS na câmara de Sátão, Nuno Bártolo.