Deputados do PS visitaram a associação social, desportiva, cultural e recreativa de silgueiros

Os deputados do PS, José Junqueiro e Acácio Pinto, efetuaram no dia 3 de junho uma visita à associação social, desportiva, cultural e recreativa de Silgueiros, uma IPSS, que tem sede em Lages de Silgueiros e que é presidida por José Augusto Mota.
Durante a visita e reunião com a diretora, Fátima Lopes, os deputados puderam conhecer a situação concreta da instituição e os principais problemas com que, neste momento, se debate esta e as demais instituições, nomeadamente os cortes do complemento solidário para idosos e do complemento de dependência para as pessoas que estão nos lares residenciais, o que vem sobrecarregar, em muito, as famílias que já de si estão sem recursos face à crise que tem lançado no desemprego centenas de milhares de portugueses.
Esta instituição, com bastante dinamismo social, tem instalações novas e dá respostas nas áreas de lar, apoio domiciliário, centro de dia, creche e pré-escolar. De referir que, por exemplo, a nível de lar, tem acordo para 37 utentes, mas a sua capacidade é superior, de 45, esperando-se que a segurança social possa vir a equacionar a ampliação do acordo.
Esta iniciativa dos deputados do PS inseriu-se num vasto conjunto de ações que o PS desenvolveu em todo o país no âmbito das políticas sociais e do emprego e que permitiram efetuar uma interpelação ao governo, na assembleia da república, que aconteceu no dia 5 de junho, em que ficou claramente evidenciada a falta de estratégia e de políticas sociais que estão a ser levadas atualmente a cabo e que nos estão a conduzir para uma verdadeira tragédia social.
Todo o legado de políticas sociais que foi construído nos últimos anos está a ser completamente destruído.