Castro Daire: Projeto BIA apresentado na Assembleia da República

O projeto BIA foi apresentado no plenário da comissão de educação ciência e cultura da Assembleia da República na reunião do dia 7 de maio.
Para apresentar o projeto estiveram presentes os vereadores Rui Braguês e Eurico Moita e o operacionalizador do projeto, Filipe Duarte. A acompanhá-los esteve a jornalista da rádio Limite, Cátia Cardoso, que também colaborou  no desenvolvimento deste projeto.
O projeto BIA representa um sistema de comunicação aumentativo e alternativo multiplataforma, é totalmente gratuito e surgiu com o objetivo de melhorar a vida da Beatriz, uma criança do concelho de Castro Daire com paralisia cerebral que não consegue comunicar de forma verbal.
Este sistema tem como base os símbolos pictográficos de comunicação coloridos, devidamente separados por categoria que, após a sua seleção, reproduz sonoramente a palavra associada ao símbolo, conforme se pode ler no documento relacionado com este projeto (AQUI).
Durante a apresentação do projeto intervieram o vereador da educação, Rui Braguês, que agradeceu a oportunidade de a autarquia poder apresentar o projeto na AR e Filipe Duarte que de uma forma concisa e muito clara explicou as diversas funcionalidades do projeto e o processo de desenvolvimento do mesmo.
Os deputados dos diversos grupos parlamentares intervieram para saudar a iniciativa e para colocarem as questões que entenderam por oportunas.
Pela parte do PS estiveram presentes os deputados eleitos por Viseu Acácio Pinto e Elza Pais. Acácio Pinto intervindo, saudou o projeto pioneiro, com grandes potencialidades de crescimento e de desenvolvimento para aplicação a muitas outras situações quando estejamos perante dificuldades de comunicação.
O projeto BIA é um projeto da câmara de Castro Daire, com download livre.
De referir que a APCV foi um parceiro estratégico no seu desenvolvimento e durante a sua apresentação pública, que ocorreu há dois meses atrás, estiveram presentes em Castro Daire muitas pessoas ligadas à educação especial.
No final da audiência o vereador Eurico Moita brindou o presidente da comissão, José Ribeiro e Castro, com ofertas do município (medalha, livros e um canastro ou espigueiro em miniatura).
Parabéns ao município de Castro Daire por esta iniciativa que revela que para os seus autarcas as pessoas estão primeiro.
NOTA: Antes do início da audiência os membros da delegação do município de castro Daire visitaram diversos espaços da Assembleia da República acompanhados pelos deputados do PS, Acácio Pinto e Elza Pais.