Pergunta ao governo sobre ligação Aveiro-Viseu-Vilar Formoso

foto: railway-technology.com

Os deputados do PS eleitos por Viseu, José Junqueiro, Elza Pais e Acácio Pinto, a propósito das recentes declarações do governo sobre a ligação de Lisboa-Madrid em TGV, colocaram na AR a seguinte pergunta ao ministro da economia, o viseense Álvaro Santos Pereira:
«Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
O PS pugnou sempre pelo projeto de ligação ferroviária em Viseu. Ao longo do tempo foi desenvolvendo um conjunto de iniciativas sempre com esse objetivo.
Igualmente a autarquia de Viseu, bem como os partidos em geral, alinharam os seus discursos por esse objetivo.
Importa, pois, relembrar aqui a iniciativa do secretário de estado Crisóstomo Teixeira, ao tempo de António Guterres e do governo do PS, que veio a Viseu discutir um estudo que sustentasse tal facto e que, posteriormente, foi realizado.
Igualmente se deve trazer à colação os tempos de governação PSD/CDS, com Durão Barroso à frente do executivo, em que, na Figueira da Foz, se apresentaram cinco linhas de TGV, uma das quais de ligação Aveiro-Viseu-Vilar Formoso, em prestações elevadas para passageiros e mercadorias.
Posteriormente, com José Sócrates como primeiro-ministro, a secretária de estado Ana Paula Vitorino começou a dar corpo a este objetivo com a ligação de Aveiro à linha do norte, já concluída, e com o lançamento do estudo e prioridade para o lanço Aveiro/Viseu, com posterior ligação a Vilar Formoso.
Nos últimos anos e ainda durante o governo socialista, com os estudos ambientais em curso, o PSD com a sua estratégia de chegar ao poder a todo o custo diabolizou tudo quanto era projeto de investimento, tudo quanto era dinamização da economia, e disparou contra o TGV, classificando-o como "megalomania socialista".
Aqui chegados, a fevereiro de 2013, somos confrontados com o governo a reanunciar a obra de ligação do TGV de Lisboa a Madrid.
O Ministro das Finanças quantificou esta obra e o Ministro da Economia, o viseense Álvaro Santos Pereira, veio referir que, afinal, a obra seria para o próximo governo.
Como os ora signatários não ouviram nenhuma palavra do governo sobre a ligação Aveiro- Viseu-Vilar Formoso e como estão profundamente convictos de que este é um investimento estruturante para o país, para a região de Viseu e todo o interior, vêm nos termos constitucionais, através de Vª Exª Senhora Presidente da Assembleia da República, perguntar ao Senhor Ministro da Economia, o seguinte:
1. O governo mantém prioridade na ligação Aveiro-Viseu-Vilar Formoso ou não?
2. Em caso afirmativo, qual o cronograma de desenvolvimento e execução desta ligação ferroviária que constitui um objetivo e uma vontade que une todos os viseenses?
Palácio de São Bento, quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2013
Deputado(a)s
ACÁCIO PINTO(PS)
JOSÉ JUNQUEIRO(PS)
ELZA PAIS(PS
(Foto: AQUI)