quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BIA - 1º sistema de comunicação aumentativo e alternativo multiplataforma, criado em Castro Daire



A Câmara Municipal de Castro Daire criou o 1º Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo Multiplataforma (Windows, Mac, Linux, Android, iPad, iPhone) desenvolvido em Portugal, com funcionalidades únicas no mundo e totalmente gratuito. O sistema foi batizado de “BIA”.
Este projeto surgiu com o objetivo de melhorar a vida da Beatriz, uma criança do Concelho de Castro Daire com paralisia cerebral (tetraplegia espástica com componentes atetósicos e disartria) que não consegue comunicar de forma verbal, o que constantemente se revela uma enorme limitação, pois torna-se difícil satisfazer as suas necessidades mais básicas.
Este sistema tem como base os símbolos pictográficos de comunicação coloridos, devidamente separados por categoria, que após a sua seleção, reproduz sonoramente a palavra associada ao símbolo. A aplicação BIA, permite a seleção de vários símbolos convertendo-os numa frase que poderá ser reproduzida ou alterada em qualquer momento. A navegação entre as categorias e símbolos, pode ser feita de várias formas, permitindo desse modo responder às várias limitações dos possíveis utilizadores. O sistema permite gerir os símbolos pictográficos (adicionar, editar, apagar) de modo a ser adaptado às necessidades do utilizador final.
Este projeto pretende ser uma referência internacional, motivo pelo qual, possuiu os seguintes idiomas: Português, Inglês, Chinês, Alemão, Francês e Espanhol, conseguindo dessa forma romper com as barreiras geográficas, dando visibilidade a este projeto a nível internacional.
Atualmente existem no mercado outros Sistemas de Comunicação Aumentativo e Alternativo, mas com grandes custos de aquisição, atualização e limitados aos vários sistemas operativos. Em termos de inovação o Projeto BIA tem funcionalidades únicas no mundo:
· Geo-localização – permite enviar as coordenadas GPS do utilizador(criança ou adulto), para um contato definido na aplicação (Android, iPhone e iPad), em caso de emergência ou de desorientação.
· Envio de Email – permite a comunicação via email após a construção de frases com símbolos, por parte do utilizador. O destinatário recebe a mensagem em texto após uma conversão automática.
Esta aplicação móvel poderá ser aplicada a outros tipos de problemáticas, como o caso da estimulação da fala em crianças com Autismo, idosos que sofreram algum acidente que lhes limita a voz, entre outros. Em termos mais terapêuticos, este projeto poderá ser um excelente auxilio na área da terapia da fala.
Este sistema é totalmente gratuito e ficará disponível na página do projeto, App Store e Google Play, permitindo, desse modo, o download e instalação em qualquer parte do mundo.
Este software foi totalmente desenvolvido na Câmara Municipal de Castro Daire, sem qualquer custo extra, com o apoio da Rádio Limite na narração dos símbolos, em parceria com a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu.
Neste momento a Câmara Municipal de Castro Daire está a estabelecer parcerias com várias empresas, associações nacionais e internacionais com o objetivo deste projeto responder ao maior número de situações diferenciadas.
A apresentação oficial do projeto BIA será dia 5 de março de 2013, contando com a presença de investigadores, técnicos, professores, encarregados de educação, ligados à paralisia cerebral, autismo, terapia da fala e acompanhamento de idosos.
O Projeto BIA é uma clara aposta da Câmara Municipal de Castro Daire na inovação e empreendedorismo social e demonstra que a autarquia tem potencialidades para criar e desenvolver projetos realmente tecnológicos com destaque mundial sem envolver custos adicionais.
(ver: cm-castrodaire.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário