Vídeo com intervenção sobre obras no museu de Lamego

Pergunta, sobre as obras no museu de Lamego, que efetuei no dia 14 de novembro durante a audição do secretário de estado da cultura no âmbito do debate na especialidade do OE para 2013.
«Senhor presidente,
Gostaria de começar esta minha intervenção por “senhor presidente, senhor ministro” porém como a cultura é para este governo filha de um deus menor, começo por “senhor secretário de estado” e deixo, a este propósito uma primeira pergunta: Concorda com esta redução da cultura a secretaria de estado?
Senhor secretário de estado,
Esta audição já provou e comprovou, até agora, a continuada menorização da cultura para este governo e para além disso as opções políticas de aumentar as despesas de funcionamento, em detrimento do investimento.
17,7% para investimento em 2013 é pouco, muito pouco. Alegar que é por se finalizarem investimentos é no mínimo caricato e bizarro, porque o que quer dizer é que para este governo o mais importante é aumentar os gastos com a máquina burocrática.
Mas vamos a uma questão concreta que espero não esteja afetada, embora já com 17 meses de atraso.
O anterior governo, em articulação com o diretor do museu de Lamego, entretanto “despedido” por uma das iníquas leis orgânicas deste governo, que mais não são do que leis de despedimento de dirigentes, repito, o anterior governo deixou concluído o projeto e o processo para a sua requalificação. Uma requalificação aguardada com expectativa pela comunidade lamecense mas que este governo teima em ignorar e mais, museu de um espólio valiosíssimo que este governo desclassificou.
O senhor secretário de estado é um recém-chegado mas o seu governo já está em funções há muito tempo, pergunto:
Para quando o lançamento das obras de requalificação do museu de lamego e em que rubrica orçamental estão previstas as mesmas?»