Lei 77/2009 vai-se manter depois de recuo da maioria

Para o PS era ponto de honra impedir a revogação da lei 77/2009 que o governo e a sua maioria propunham através do artigo 79º da lei do orçamento de estado para 2013.
Ou seja era uma revogação que mais uma vez visava impedir uma escassa meia centena de professores em monodocência no primeiro ciclo de ter acesso à aposentação em condições semelhantes às dos seus colegas de curso que tinham concluído o seu curso em 1976. Este grupo de docentes sempre estiveram fora das aposentações especiais, basicamente, por terem concluído os seus cursos com 17 anos de idade.
Importa ainda referir que a lei 77/2009 mereceu o voto unânime na assembleia da república e agora preparava-se o governo para a fazer cair.
Porém, num assomo final bom senso, o PSD e o CDS lá se decidiram juntar ao PS, embora não nos mesmos termos, pois o PS propôs a eliminação integral do artigo 79º e a direita só propôs a eliminação da alínea j) [referente à lei 77/2009], para viabilizar e fazer com que estes docentes se possam aposentar nas condições aí previstas.
Guardo para mim a voz indignada e forte da delegação destes docentes que recebi na AR, como deputado piloto da comissão de educação e digo que quem luta nem sempre ganha, mas quem não luta perde sempre.