[opinião] Porque hoje é dia 5 de outubro: VIVA A REPÚBLICA! VIVA PORTUGAL!

Foto retirada do site 'centenariorepublica.pt'

A implantação da República em 5 de Outubro de 1910 é um dos marcos mais relevantes da história moderna portuguesa. Ficou associada ao nascimento da cidadania, ao direito de voto, à liberdade de expressão, à escola pública, à liberdade religiosa, aos cuidados de saúde e a tantas outras marcas identitárias do Portugal moderno.
Partilhando destes valores republicanos o PS sempre se opôs à abolição do feriado de 5 de Outubro protagonizado pelos partidos de direita, PSD e CDS, que, imunes ao significado e ao simbolismo da data, querem o esquecimento desta e de tudo quanto ela significa.
Mas nós não esquecemos.
Não esquecemos a sua importância no combate aos mais de 75 % de analfabetos, através da generalização do ensino primário gratuito a todas as crianças.
Não esquecemos o impulso que foi dado no âmbito do direito de voto independentemente dos rendimentos e da escolaridade
Não esquecemos que o 5 de outubro de 1910 foi mais que uma rutura constitucional, foi um forte impulso reformista, uma clara libertação do cidadão no sentido do pleno exercício de uma cidadania ativa.
E também não esquecemos o ataque que este governo tem vindo a fazer ao serviço público de educação e à escola pública através da implementação de uma escola elitista, que não respeita a diferença…
E também não esquecemos o ataque ao serviço nacional de saúde que paulatinamente tem vindo a ser protagonizado por este governo neoliberal...
E também não esquecemos a regressão que está a ser feita nos direitos mais elementares dos trabalhadores, na segurança social e no apoio aos idosos...
E porque não esquecemos e hoje é dia 5 de outubro, e não será o último, aqui estamos a dizer:
VIVA A REPÚBLICA! VIVA PORTUGAL!
Acácio Pinto