"Herança mineral de um povo" - exposição na casa da cultura de Sátão alusiva a Vila Longa


Está patente ao público na casa da cultura de Sátão, desde 9 de setembro e até 9 de outubro, a exposição "herança mineral de um povo", uma parceria entre a junta de freguesia de Vila Longa e a câmara municipal de Sátão.
Esta exposição, alusiva à exploração mineira (quartzo e feldspato) desenvolvida em Vila Longa, nomeadamente na mina da Gralheira, ao longo de várias décadas, foi idealizada pela Linda Susana, licenciada em Biologia e Geologia e que é secretária da junta de freguesia de Vila Longa.
Desde fotografias dos trabalhos na mina e no exterior, instrumentos utilizados, amostras de minerais até produtos do quotidiano que utilizam os minerais ali extraídos (chips, relógios, cerâmicas utilitárias...), de tudo um pouco com ligação à geologia e ao contexto local se pode apreciar nesta excelente iniciativa de que aqui deixo registo.
Agradeço à Paula Tomás e à Linda Susana a disponibilidade para me proporcionarem conjuntamente com o Ricardo Santos uma visita guiada à exposição, que documento fotograficamente.
Parabéns aos promotores, com destaque para o presidente da junta de freguesia de Vila Longa, Vítor Pedro Pinto.