Pergunta ao MAI sobre aumento do número de agentes da PSP


«Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
Ao longo dos últimos tempos tem-se constatado por declarações de dirigentes institucionais e por notícias da comunicação social que existe uma escassez de operacionais nas forças de segurança no distrito de Viseu.
Os deputados do PS tomaram também contacto com tal facto na sequência de uma reunião que efetuaram na PSP de Lamego com a estrutura de comando distrital.
Desta reunião ficou claro que a PSP tem em Lamego uma excelente relação com as pessoas e as instituições e cumpre todas as funções que lhe estão atribuídas, pese embora o facto de o fazer com escassez de pessoal.
O número de operacionais disponíveis, objetivamente, não atinge as quatro dezenas e isso dificulta muito a organização e o planeamento quotidiano dos serviços desenvolvidos na área de intervenção da PSP. Embora não estejamos perante um território com sintomas de criminalidade violenta e grave, conforme foi observado aos signatários, onde há um predomínio de furtos na feira semanal, furtos em residências e contra ordenações rodoviárias, entre outros, o que é facto é que não pode o governo descurar esta realidade de poucos efetivos a que se associa uma preocupante elevada média etária dos agentes.
Tendo em conta o que precede e o facto de muitos agentes estarem à beira da aposentação os deputados do PS vêm, nos termos constitucionais e regimentais aplicáveis, solicitar ao Ministro da Administração Interna, através de Vossa Excelência, resposta para a seguinte pergunta:
1. Quando vai ser aumentado o número de efetivos no Comando Distrital da PSP de Viseu para fazer face ao normal exercício de funções de patrulhamento e de segurança pública nas áreas de influência da PSP no concelho de Lamego, mas também no de Viseu?
Palácio de São Bento, quarta-feira, 25 de Julho de 2012
Deputado(a)s
ACÁCIO PINTO(PS)
JOSÉ JUNQUEIRO(PS)
ELZA PAIS(PS)»