terça-feira, 19 de junho de 2012

Audição da CNIPE na Comissão de Educação da Assembleia da República

Uma delegação da CNIPE (Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação) integrada pela sua presidente, Maria José Viseu e ainda por Martinho Loureiro e António Parente (estes três do distrito de Viseu - Lamego, Tondela e Castro Daire) e ainda Daniel Barbosa e Isabel Gregório, esteve no dia 19 de junho numa audiência na Comissão de Educação Ciência e Cultura da Assembleia da República, onde apresentou os seus pontos de vista e as suas preocupações relativamente a diversas matérias no âmbito da Educação, de que destacamos a recente constituição de mega agrupamentos, as alterações na representatividade de pais e alunos no pedagógico, os exames, a educação especial, os CEF, avaliação de Educação Física e a proposta do novo estatuto do aluno.
Por parte do PS coube-me a mim efetuar a intervenção nesta audiência, tendo compartilhado muitos dos problemas apresentados e que o PS também vê com grande preocupação. Nota-se em cada medida do governo na Educação um paradigma de uma escola transmissiva, dirigista e demasiado centrada na memória pura dos novos alunos, uma escola que não integra mas antes exclui.
A educação tem que ser mais do que uma visão funcionalista do ser humano em que a educação é mero instrumento ao serviço dum objetivo que secundariza a visão global do ser humano.


1 comentário:

  1. Esperamos muito sinceramente que os srs.deputados tudo façam para que aqueles intentos não sejam alcançados, pois dessa forma estaremos a fazer um retrocesso de dezenas de anos na qualidade do ensino publico em Portugal.
    Martinho Loureiro

    ResponderEliminar