Inauguração da Casa da Cultura de Sátão


A Câmara Municipal de Sátão inaugurou no dia 20 de maio a Casa da Cultura, no local onde antes havia uma escola primária que depois evoluiu para sede do clube de Sátão, antes de atingir um elevado grau de degradação. Esta inauguração contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
Alexandre Vaz, Presidente da Câmara, na sua intervenção, explicou que este equipamento, entre outras funções, irá ter um posto de turismo, irá efetuar mostras de artesanato local e ainda será a sede para a futura Academia de Música de Sátão a lançar em parceria com o Conservatório de Música de Aveiro. De referir que durante o evento foi a todos oferecida uma breve mostra daquilo que poderá vir a ser a academia, com alunos de uma academia similar existente em Sernancelhe.
Nesta sessão foram ainda homenageadas professoras primárias do concelho, neste local que outrora foi precisamente escola primária, tendo duas delas usado da palavra, Maria Eduarda Xavier e Antónia Saraiva Amaral.
O Secretário de Estado congratulou-se com esta inauguração e disse ainda que apesar dos tempos é preciso criar zonas de respiração, sendo a cultura uma delas.
Presentes vereadores, presidente e deputados da assembleia municipal, presidentes de junta de todo o concelho, com destaque para o de Sátão, Armando Cunha, comandante da GNR, comandante e direção dos bombeiros, cónego Matos, Chefe das Finanças, serviços de Saúde, muitos professores, responsáveis dos serviços municipais, escuteiros e alguns artesãos do concelho, entre muitas outras pessoas que se quiseram associar a este evento.
No final foram servidas iguarias à base de chocolate confecionadas por jovens, futuros profissonais e empreendedores do concelho.
Lá estive a convite da Câmara Municipal.
(Fotos: L&C e CMS)