Inauguração do Lar de S. Martinho de Mouros, em Resende

O dia 28 de abril foi de festa na vila de S. Martinho de Mouros e, de forma especial, para a sua Irmandade de S. Francisco Xavier.
Com efeito, este foi o dia da inauguração do Lar de idosos que a Irmandade, sob a competente batuta do seu Juiz, António Fonseca, construiu naquela localidade do concelho de Resende.
Mas a Irmandade, cuja origem se perde nas profundezas dos tempos, engalanou-se a rigor para receber os seus convidados mais distintos, desde logo o Presidente da Câmara de Resende, António Borges, ele também peça central nesta obra, o Diretor da Segurança Social de Viseu, Joaquim Seixas, em representação do Secretário de Estado, Marco António Costa, que, por compromissos de última hora, faltou.
Importa referir que o Lar agora inaugurado, cujos custos ascenderam a 1,5 Milhões de Euros, foi o resultado de uma candidatura ao programa Pares, no anterior Governo do PS, que o financiou em mais de 600 mil euros e a Câmara de Resende, entre diversas obras e subsídios, colaborou com cerca de 350 mil euros. O restante dinheiro resultou de peditórios, rifas e leilões e de um empréstimo bancário que ainda está a ser pago.
Tendo entrado em funcionamento no Verão de 2011 o Lar revelou-se uma importante âncora de desenvolvimento e de emprego para a freguesia, concelho e região e, neste momento, tem a 31 idosos internos, a que se acrescentam 47 em apoio domiciliário e 10 em centro de dia.
Intervieram na sessão solene a Presidente da Assembleia Geral da Irmandade, Maria José, o Juiz e grande obreiro deste equipamento, António Fonseca, o Diretor da Segurança Social de Viseu, Joaquim Seixas e o Presidente da Câmara, António Borges.
De assinalar, ainda, as presenças do deputado do PS, Acácio Pinto, dos vereadores do PS, Manuel Trindade, Maria Dulce Pereira, Fernando Teixeira e Albano Santos e do Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Fonseca Pereira, entre muitos outros autarcas da freguesia e do concelho e de vários párocos.