Trabalhadores do governo civil de Viseu promoveram "jantar comemorativo de tão nobre instituição"

No dia 1 de Outubro os actuais trabalhadores do governo civil do distrito de Viseu promoveram um "jantar comemorativo de tão nobre instituição", com 176 anos de vida, aberto a todos quantos com ela tiveram ligação.
Presentes para além dos funcionários em exercício, muitos já aposentados, elementos dos gabinetes e governadores, permitindo-me destacar aqui os ex-governadores presentes: Mónica Costa, Miguel Ginestal, Acácio Pinto, João Inês Vaz, António Soares Marques, João Pedro Barros, Isidro Menezes e Armínio Quintela.
Do programa constou antes do jantar, uma missa no Colégio da Imaculada Conceição e durante o jantar houve três momentos musicais.
Não exagerarei (interpretação minha) se disser que senti no ar uma grande nostalgia com a actual situação, criada pela Resolução do conselho de ministros nº 13/2011 de 30 de Junho que prevê, afinal, a distribuição por outras entidades das competências dos governos civil.
Direi ainda que na Assembleia da República quando esta situação foi debatida só o PS votou contra esta transferência de competências pelo entorse constitucional que ela encerra. Ou seja, não se extinguem, pois para isso era necessário rever a constituição, mas ficam sem competências... no mínimo caricato... e se a moda pega...
A minha homenagem a todos aqueles com quem tive a oportunidade de trabalhar enquanto governador civil do distrito de Viseu.