Pergunta ao governo sobre a variante à EN 229 entre Viseu-Sátão

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viseu entregaram na AR, no dia 27 de outubro, a seguinte pergunta ao governo:
«Ex. ma Sr.ª Presidente da Assembleia da República
Face ao elevado fluxo de veículos que diariamente circulam na EN 299, nomeadamente, entre Viseu e Sátão, o governo anterior decidiu requalificar a atual estrada nacional e avançar para a construção de uma nova via de ligação entre Viseu e Sátão, designada variante à EN 229.
Esta nova via é tanto mais necessária quanto se sabe quea atual EN 229 já não oferece uma acessibilidade segura e eficiente, face ao intenso tráfegogerado pelaspessoas de concelhos dos distritos de Viseu (Sátão, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono, Tabuaço e S. João da Pesqueira) e da Guarda (Aguiar da Beira e Trancoso)nas suas deslocações para a cidade de Viseu e como acesso às auto-estradas A 24 e A 25. Aliás, a pertinência desta variante tem também estado nas prioridades das autarquias de Sátão e Viseu, entre outras, bem como das freguesias envolvidas, e mesmo os deputados de todos os partidos eleitos por Viseu, na legislatura anterior, fizeram desta questão uma opção central, tendo mesmo questionado o governo no sentido de um rápido desenvolvimento de todo o processo, que o governo anterior deixou em curso de execução.
Houve mesmo uma pergunta (532 XI/1ª) de deputados do PSD, um deles, hoje, governante, que dava conta da estranheza das câmaras envolvidas pelo facto do ante projeto que lhes foi apresentado só ter duas faixas.
Importa ainda acrescentar que esse mesmo governante, secretário de estado adjunto da economia e do desenvolvimento regional, Almeida Henriques, disse no dia 20 de agosto, do corrente ano, em Sátão: «acho que é fundamental para o desenvolvimento do concelho de Sátão e do nosso distrito que esta ligação seja feita».
É, pois, nestes termos, e atentos estes pressupostos, que os deputados do PS abaixo assinados vêm solicitar, nos termos constitucionais e regimentais, ao governo, através do ministro da economia e do emprego:
1. Qual o cronograma de execução da nova estrada entre Viseu-Sátão (variante à EN 229)?
Palácio de São Bento, quinta-feira, 27 de Outubro de 2011
Deputado(a)s
ACÁCIO PINTO(PS)
JOSÉ JUNQUEIRO(PS)
ELZA PAIS(PS)»