Grupo etnográfico de danças e cantares da freguesia de Mioma comemorou 25 anos

O grupo etnográfico de danças e cantares da freguesia de Mioma comemorou no dia 9 de Outubro o seu 25º aniversário.
Do programa constou a celebração da eucaristia de ação de graças, na igreja paroquial de Mioma, a que se seguiu um lanche na sede do grupo.
Presentes os elementos que hoje dão corpo ao grupo, presidido por Aníbal Ceia, bem como todos aqueles que ao longo dos anos com ele colaboraram nas suas várias vertentes de intervenção, e muitos convidados com destaque para o presidente da câmara e vereadores, membros da junta de freguesia, padre António José Boavida, representantes de outros grupos do concelho, Zaatam e rancho de Rio de Moinhos, e diretor do agrupamento de escolas de Sátão.
Intervieram nesta efeméride: Alexandre Vaz, Manuel Ceia, Nuno Bártolo, Acácio Pinto, Rui Cruz, Eduardo Jorge, Maurício Montenegro e Aníbal Ceia.
Pela minha parte, para além de saudar o grupo e todos quantos se lhe têm dedicado, ofereci ao grupo, a título pessoal, uma palhoça, cuja execução artesanal esteve a cargo de uma artesão de Rãs, Ernesto da Fonseca Pinto, meu pai.
No final das intervenções houve um momento de fado protagonizado por José Almeida, de Rãs, a que se seguiram os parabéns e muita animação pela noite dentro.
Parabéns pelos 25 anos e votos de muitos mais a divulgar a etnografia e o folclore em Portugal e no estrangeiro.
(colaboração fotográfica: Luísa Gomes)