Deputados do PS questionam o governo sobre o novo quartel dos bombeiros voluntários de Viseu

«Ex.ma senhora presidente da Assembleia da República,
A Associação de Bombeiros Voluntários de Viseu é uma instituição humanitária centenária, fundada em 1886, e que ao longo dos anos tem estado ao serviço do socorro às populações.
Vivendo há várias décadas num quartel com escassas condições operacionais, e depois de alguns anos de indefinições quanto à localização, a Associação projectou, candidatou e construiu um novo quartel na freguesia de Rio de Loba, junto ao IP5, cuja inauguração ocorreu no dia 27 de Fevereiro de 2011.
Num investimento de cerca de um milhão de euros, resultante de uma candidatura ao POVT, que o financiou em 70% e a Câmara de Viseu nos restantes 30%, este equipamento, apesar de inaugurado, encontra-se, volvidos cerca de sete meses, ainda sem estar ocupado pelos respectivos bombeiros e serviços administrativos da Associação.
Ora, esta situação, que tem merecido a atenção da comunicação social local e causado estranheza na generalidade dos viseenses, merece ser clarificada para que não subsistam dúvidas sobre o investimento de dinheiros públicos envolvidos, sejam dos fundos comunitários sejam municipais.
É neste contexto que os deputados signatários solicitam ao Governo, através do Ministro da Administração Interna, o seguinte esclarecimento:
1. Há algum problema técnico, da esfera de competência do Ministério da Administração Interna, nas instalações do novo quartel da Associação, que impeça a sua ocupação pelos respectivos bombeiros?
2. Está o Ministério da Administração Interna, por si, ou através das instituições por si tuteladas, disponível para analisar e ajudar a ultrapassar a situação em apreço?
Palácio de S.Bento, 29 de Setembro de 2011
Acácio Pinto, José Junqueiro, Elza Pais»