Visita dos eurodeputados Correia de Campos e Vital Moreira à barragem de Ribeiradio

Acompanhei no dia 2 de Setembro a visita, organizada pela EDP, que os eurodeputados Vital Moreira e Correia de Campos efectuaram à barragem de Ribeiradio, nos concelhos de Oliveira de Frades e Sever do Vouga.
Presentes, igualmente, nesta visita, a deputada do PSD Ester Vargas, autarcas dos municípios adjacentes ao empreendimento, de que destaco o Presidente da Câmara de Sever do Vouga, Manuel Soares, mas também autarcas de municípios onde a EDP tem obras em curso ou projectadas, como por exemplo o Presidente da Câmara de Tabuaço, João Ribeiro.
Para além de uma explicação detalhada do grupo EDP, dos seus investimentos em curso em novas barragens e em aumento de potência, foram detalhados os pormenores da obra de Ribeiradio a que se seguiu uma visita às obras que, vistas "in loco", assumem uma dimensão que os mais leigos não imaginam.
Ficou bem patente, na explanação levada a cabo, a importância da aposta dos governos anteriores no Programa Nacional de Barragens em associação com as eólicas que permitem a reversibilidade hídrica, em horas de baixo consumo energético, e, assim, um (re)armazenamento de água novamente transformável em energia. Para além disso ficaram bem evidentes as mais-valias sociais e económicas para as áreas envolventes nomeadamente com a dinamização da economia e da mão-de-obra locais. No caso de Ribeiradio há neste momento em obra 441 trabalhadores (75 da região) e 70 empresas (10 da região).
Mas, talvez, o dado mais relevante é que neste momento 52% da energia eléctrica consumida tem origem renovável o que reduz a factura energética em combustíveis fósseis e reduz as emissões de CO2.