Helena Rebelo presidiu aos trabalhos, na Comissão, do Parlamento dos Jovens

A sessão nacional do programa Parlamento dos Jovens, do Ensino Básico, subordinada ao tema “Violência em Meio Escolar”, decorreu neste ano de 2011, durante os dias 2 e 3 de Maio, na Assembleia da República.
No dia 2, decorreram os trabalhos em Comissão. A 1ª Comissão foi presidida pela Deputada Helena Rebelo, que partilhou a condução dos trabalhos com a Deputada Heloísa Apolónia do PEV. Os deputados (alunos) presentes, eleitos nas sessões distritais do programa Parlamento dos Jovens, desenvolveram entusiástico debate, de acordo com as regras parlamentares do debate democrático. A realçar o seu empenho, postura exemplar e maturidade revelada. Ficaram também patentes, os profundos conhecimentos sobre o tema em debate.
A sessão plenária que decorreu no dia 3, na Sala do Senado, foi presidida pela deputada Lisandra Maravilha da Escola Latino Coelho, em Lamego. A porta-voz do grupo de deputados eleitos pelo círculo de Viseu, Patrícia Santos, da Escola Grão Vasco de Viseu, colocou uma questão aos Deputados presentes, logo após a sessão de abertura, realizada pelo Deputado Luís Fagundes, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República.
Presentes ainda, Maria José Afonso dos serviços da Assembleia da República, coordenadora do programa e Julieta Sampaio, a mentora e actualmente consultora para este programa, que existe desde 1995.
O programa Parlamento dos Jovens contou com uma adesão massiva a nível nacional com mais de 800 escolas inscritas (básico e secundário). Estiveram presentes também 2 deputadas (alunas a estudar na Suíça), eleitas pelo círculo da Europa. A este programa podem também concorrer escolas privadas e do ensino cooperativo, o que já se tem verificado.
Os alunos foram acompanhados pelos Professores responsáveis pelo desenvolvimento deste programa nas respectivas escolas.
Resultou desta sessão uma Recomendação à Assembleia da República, sobre o tema “Violência em Meio Escolar”.