Candidatos do PS no concelho de Mortágua: economia empresarial e economia social

Os candidatos do PS, José Junqueiro, Acácio Pinto, Miguel Ginestal, José Rui Cruz, acompanhados pelo Presidente da Câmara de Mortágua, Afonso Abrantes, pelo Vice-Presidente, José Júlio Norte e pelo Presidente da Concelhia do PS, João Fonseca, visitaram no dia 27 de Maio a Unidade de Cuidados Integrados Continuados da Santa Casa da Misericórdia e as empresas Cerages e Soprova.
Na Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia em reunião com o Provedor e equipa técnica foi dado a conhecer que esta unidade, com 27 camas de longa e de média duração é uma das poucas a nível nacional que está seleccionada para o processo de acreditação internacional JCI (Joint Commission International).
Igualmente foi dado a conhecer que está em processo de adjudicação um Lar Residencial para deficientes e CAO num investimento de cerca de 1,3 Milhões de Euros.
Na Cerages, unidade de cerâmica de grés, cuja gestor, Bruno Soares Franco, deu nota de que a sua produção é exportada a 100%, resultando daí uma facturação de 7 Milhões de Euros anuais. Com os cerca de duas centenas de trabalhadores esta empresa que está a exportar para as grandes cadeias comerciais internacionais tem em em carteira uma possível ampliação da sua unidade industrial. Apresentou como factores críticos o custo excessivo do gás e a dificuldade de encontrar mão-de-obra. Apresentou crescimento em 2010.
Na Soprova, uma unidade de produção de presuntos e enchidos, o seu gestor, Nélson Pereira mostrou a sua empresa e deu nota de que ali se produzem anualmente cerca de 600 t de presuntos para o mercado interno e internacional. É uma unidade que emprega 10 pessoas e apresenta índices de crescimento anuais.