domingo, 8 de maio de 2011

Candidatos do PS deslocaram-se ao concelho de Sernancelhe

Os candidatos a deputados do Partido Socialista – José Junqueiro, Elza Pais, Acácio Pinto, Miguel Ginestal, Fátima Ferreira, Rafael Guimarães e Fernanda Sobral – deslocaram-se no dia 7 de Maio ao concelho de Sernancelhe, concretamente ao Centro de Saúde (agora designado Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde), a Macieira e a Ferreirim.
1. No Unidade de Cuidados Personalizados de Saúde de Sernancelhe reuniram com o Coordenador da Unidade, António José Leitão Canotilho, que de uma forma muita simples, mas muito expressiva, traduziu aos candidatos, por palavras bem definidas, as virtualidades e a grande importância do Serviço Nacional de Saúde na defesa dos cuidados de saúde primários das populações.
Deu, igualmente nota, da organização e várias vertentes do seu serviço e das mais valias que advieram da reforma organizativa implementada pelos Governos do Partido Socialista, nomeadamente a nível dos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde) e dos Serviços de Urgência Básica que permitiram uma gestão integrada e partilhada de recursos humanos mas também salientou o êxito da marcação de consultas via net, da colocação de inúmeros técnicos nos serviços de saúde (psicólogos, nutricionistas, técnicos de saúde ambiental…).
Uma excelente explanação sobre as vantagens da defesa do SNS feita por um médico, mas sobretudo por um humanista, aos candidatos presentes.
2. Na freguesia de Macieira os candidatos do PS foram recebidos pelos elementos do executivo da Junta de Freguesia presidida por José Caria.
Os candidatos visitaram a Residência Paroquial de Macieira e Centro de Dia instalados num edifício de granito, magnificamente recuperado, e perceberam o grande trabalho de ajuda que é prestado às populações pela Junta, ao colocar ao seu serviço uma carrinha de transporte de pessoas que as leva, por exemplo, ao Centro de Saúde de Sernancelhe.
Igualmente visitaram um forno comunitário em avançado estado de degradação e que a Junta de Freguesia quer recuperar através de um projecto que apresentou à associação de desenvolvimento local Beira Douro.
3. Na freguesia de Ferreirim os candidatos visitaram, acompanhados pelo Padre Diamantino, presidente da instituição, o futuro Lar do Sagrado Coração de Maria, um investimento superior a 1,5 Milhões de Euros e que contou com um financiamento do Governo de 413.000 Euros e que qualificará e aumentará a resposta social bem como criará mais postos de trabalho, tão importantes para as nossas regiões. De registar que a primeira pedra deste equipamento havia sido lançado por José Junqueiro, Secretário de Estado da Administração Local, em 13 de Dezembro de 2009, e hoje, um ano e meio após, a obra está praticamente concluída.
De seguida, ainda em Ferreirim, os candidatos do PS reuniram com as pessoas de Sernancelhe que os acompanharam e tiveram a oportunidade de deixar bem vincados outros fortes investimentos que os Governos do PS têm vindo a efectuar no concelho de que se destacam: Centro Social e Paroquial do Carregal; requalificação do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Sernancelhe; construção da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia; apoios ao Centro Social e Paroquial de Fonte Arcada e de Lamosa; construção do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe; arrelvamento do campo municipal de futebol; atribuição de várias TNS (trabalhos de natureza simples) no concelho; sistema de abastecimento de água do Vilar; diversos apoios no domínio agro-florestal.
Bons exemplos, no concelho de Sernancelhe, que têm uma marca, a marca dos governos socialistas, e que muito contam para a coesão territorial e social, pela qualificação da vida das pessoas que proporcionam e pelo emprego que geram.

Sem comentários:

Enviar um comentário