Visita dos deputados do PS ao concelho de Vila Nova de Paiva

No âmbito das deslocações que estão a efectuar por todo o Distrito de Viseu, os deputados do PS, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, deslocaram-se no dia 4 de Abril ao concelho de Vila Nova de Paiva onde reuniram, nos Paços do Concelho, com o Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal, respectivamente José Morgado e Paulo Marques, com a vereadora Delfina Gomes e com o Adjunto José Augusto Calçada e, no final, visitaram algumas obras em curso.
De destacar, desta visita, os seguintes aspectos:
1. Na reunião foi-nos dada uma panorâmica muito positiva e rigorosa da gestão que está a ser desenvolvida pelo actual executivo camarário em que ressaltam a redução acentuada das despesas correntes e aumento dos investimentos em 2010 por comparação com o ano de 2009, ainda uma boa gestão dos recursos humanos e do controlo das obras e uma redução do montante dos empréstimos da autarquia.
2. Foi-nos ainda dada boa nota do excelente trabalho que está a ser desenvolvido por todos os agentes da rede social o que tem permitido uma intervenção atempada nas situações que inspirem cuidado; foi ainda enfatizada a relevância da economia social no âmbito do emprego, muito dele qualificado, constituindo-se como uma excelente âncora de fixação de pessoas no concelho que também vem prosseguindo fortes objectivos na área ambiental.
3. Dinamismo a nível de investimentos no concelho de que se destacam três empreendimentos em curso, que visitámos:
i) Arrelvamento e construção de balneários do Parque Desportivo Municipal num investimento de cerca de 1,1 MEuros; ii) Construção da unidade de cuidados continuados de longa duração da Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva (cerca de 800.000 Euros); iii) Construção de um pavilhão na zona empresarial que irá sediar uma empresa na área da saúde (Ethicare) que empregará numa primeira fase 74 pessoas e corresponderá a um investimento de cerca de 3,5 MEuros.
4. Em suma, constatámos que em Vila Nova de Paiva se desenvolve uma gestão autárquica rigorosa e responsável face aos tempos em que vivemos e é um território que conta com os agentes públicos e privados para desenvolver as vertentes social, ambiental e económica, considerando-as como elementos decisivos para o fortalecimento da coesão social e territorial.