Deputados do PS visitaram Oliveira de Frades

No contexto das visitas que têm vindo a efectuar por todo o Distrito, os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, visitaram no dia 18 de Abril o concelho de Oliveira de Frades, numa iniciativa articulada com a Comissão Política Concelhia, presidida por António Cabrita Grade e em que foram acompanhados pelo vereador do PS na Câmara, Porfírio Carvalho, bem como por outros autarcas e socialistas do concelho.
Do programa destacamos:
1. Deslocação às obras do Pavilhão Desportivo Municipal, que está a ser construído nas imediações do Estádio de Futebol e próxima do futuro Centro Escolar de Oliveira de Frades, que também apoiará. De destacar que esta obra se enquadra no Programa de Valorização do Território (QREN) e tem uma comparticipação comunitária de mais de 865 mil euros de um total de mais de 1,3 milhões de euros.
2. Visita do Edifício Cultural e Social do Carregal, na freguesia de Destriz, que foi construído no âmbito de uma candidatura Agris.
Nesta visita tivemos o acompanhamento da Presidente da Junta de Freguesia, Cristina Costa, que nos apresentou a expectativa de reconfigurar a função do actual edifício para apoio social, através da IPSS Carregal Solidário e tivemos também connosco, Viriato Garcez, Director Regional das Florestas, que nos explicou o investimento que foi efectuado no perímetro florestal do Préstimo a nível de execução de aceiros e limpeza de caminhos, bem como a nível de marcação de árvores para abate, que irão constituir receita para a Junta de Compartes e para o Estado.
3. Deslocação às imediações das obras de construção da Barragem de Ribeiradio, no Rio Vouga, em que são já bem visíveis os trabalhos em curso nas duas margens e que irão permitir regularizar o rio, abastecer de água as populações a jusante e produzir energia eléctrica a partir de recursos renováveis.
Esta era uma das barragens há mais anos prometida e que só com a determinação do anterior governo socialista e de José Sócrates foi possível lançar.
4. Visita à Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades onde se realizou uma reunião de trabalho com a Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Isabel Carvalho.
Nessa reunião foram passadas em revista alguns temas de que destacamos as obras que a Parque Escolar tem vindo a programar para a Escola no montante de mais de 17 milhões de Euros, as ofertas profissionais da Escola, a avaliação dos docentes, bem como o processo de reorganização da rede escolar concelhia.
NOTA: A reunião prevista com o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, que tinha sido confirmada, não se realizou "devido a compromissos de agenda indeclináveis e inadiáveis" de última hora do Presidente, o que não permitiu a apresentação de cumprimentos ao edil de Oliveira de Frades, pelos deputados do PS, o que lamentamos, mas respeitamos.