Tabuaço: show taste - vinhos velhos e azeites novos

Decorreu em Tabuaço entre 9 e 13 de Março o evento "Show Taste Vinhos Velhos e Azeites Novos", uma organização da Rota do Azeite de Trás-os-Montes a que se associaram a Câmara Municipal de Tabuaço, a Rota do Vinho do Porto, a Rota das Vinhas de Cister, o Turismo do Douro e a CCDRN.
Este evento que foi financiado pelo QREN, Programa Operacional do Norte, contou com provas de degustação, seminários, workshops, curso de iniciação à prova de espumantes, azeites e vinhos velhos, com jantares temáticos, exposições fotográficas, show-cookings, recepção aos estorninhos entre muitas outras iniciativas.
Foi uma excelente iniciativa que juntou no mesmo local, o azeite de Trás-os-Montes e Douro, o vinho do Douro (fino, generoso, Porto), o espumante (Murganheira, Terras do Demo e Raposeira). o bolo-rei de Tabuaço e todo o imaginário duriense e transmontano associado.
O encerramento ocorreu no dia 13, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, do Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal, dos Deputados do PS, Acácio Pinto e Helena Rebelo, dos Presidentes das três Rotas envolvidas, Jorge Morais (azeite), António José Teixeira (vinho do porto) e Ana Maria (vinhas de cister), do Presidente do Turismo do Douro, António Martinho e, está claro, dos autarcas locais de que destaco o Presidente da Câmara de Tabuaço, João Ribeiro e o Presidente da Assembleia, Vítor Moutinho, entre muitos outros.
Uma última referência para algumas garrafas de vinho do porto, únicas, expostas no museu do imaginário, uma delas de 1815, e muitas outras do séc.XIX e inícios do séc. XX, com cujas fotos vos deixo, de forma a poderem apreciar o design dos rótulos e a forma das garrafas dessa época.
Uma excelente iniciativa.