quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Visita dos Deputados do PS ao concelho de Lamego

COMUNICADO
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, efectuaram no dia 1 de Fevereiro uma visita a Lamego, onde puderam reunir com entidades e visitar algumas instituições.
Dessa visita salientamos os seguintes aspectos:
1. Da visita às caves da Raposeira há a salientar o dinamismo e o bom momento desta importante empresa para a economia da região, um ex-libris de Lamego, e que tem no Professor Orlando o seu grande timoneiro.
2. Na Câmara Municipal de Lamego foi efectuada uma reunião com o Presidente da Câmara e Vereação tendo o Presidente apresentado alguns aspectos que o preocupam, nomeadamente: i) a situação financeira da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro derivado de atrasos no pagamento dos associados e devido ao valor da tarifa da água; ii) dificuldades, que a Câmara de Lamego vai ter, em executar obras do QREN, já aprovadas, uma vez que não tem capacidade financeira para a componente nacional, daí que a aposta da Câmara será nas obras de regeneração urbana; iii) manifestação da não concordância com a passagem de Lamego para a área de influência do Julgado de Paz de Santa Marta de Penaguião ao invés de pertencer a Tarouca como agora acontece.
3. No estabelecimento prisional de Lamego os deputados reuniram com o Director e chefias e constataram que o estabelecimento tem capacidade instalada, instalações e pessoas, para poder vir a receber mais população prisional do que aquela que tem tido nos últimos anos e que isso corresponde às expectativas de todos quantos lá prestam funções. Os deputados do PS tomaram boa nota disso mesmo e informaram que em recente contacto com o Director Geral dos Serviços Prisionais e depois de várias diligências que efectuaram foram informados de que o aumento da população prisional iria ser uma realidade a curto prazo, informação que já haviam transmitido também ao Presidente da Câmara Municipal.
4. Na Associação de Bombeiros Voluntários, onde reuniram com elementos da Direcção e Comando, puderam conhecer a realidade desta instituição e o plano de obras de remodelação do seu quartel, um investimento de mais de 280 mil euros, cujo projecto foi alvo de financiamento pelo QREN e cujo protocolo foi assinado recentemente no Ministério da Administração Interna.
5. O Complexo Desportivo de Lamego também mereceu atenção e a sua visita complementou a informação que o Presidente da Câmara dera sobre a candidatura que em parceria com o Instituto do Desporto pretende transformar aquela infra-estrutura desportiva num Centro de Alto Rendimento para o Voleibol.
6. Finalmente, os deputados foram recebidos pelo Director do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Carlos Vaz, nas obras do futuro Hospital de Lamego. Nessa reunião e durante a visita às obras o Director explicou a filosofia subjacente a um “hospital de proximidade”, a sua necessidade, mas principalmente a sua eficiência relativamente às novas práticas médicas hospitalares, e colheram a informação de que os prazos de execução da obra se mantêm dentro daquilo que está previsto e que até ao final de 2011 teremos este investimento do Governo, de mais de 42 Milhões de Euros, concluído.