Visita dos deputados do PS a Resende

Os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, deslocaram-se no dia 29 de Novembro ao concelho de Resende, no âmbito das visitas que têm vindo a efectuar ao Distrito para tomarem contacto com as realidades existentes em cada território.
Da reunião efectuada com o Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, importa ressaltar os seguintes aspectos:
1. Forte dinamismo no investimento público no concelho nas áreas da educação (centros escolares), da solidariedade social e saúde (lares, centros comunitários, cuidados continuados, apoio à deficiência, centro de saúde), do desporto e lazer (pavilhões gimnodesportivos, piscinas, campo de jogos), da arte e cultura (auditório e museu), da segurança e protecção civil (novo quartel da GNR e requalificação do quartel dos bombeiros), entre outros.
2. Grande empenhamento da Câmara em superar o problema da acessibilidade de Resende à A24, processo que sempre esbarrou em grandes dificuldades para a superação das questões ambientais (rede natura). Recentemente houve condições para se concluir o projecto de execução (articulação entre a autarquia e as Estradas de Portugal) e está a ser desenvolvido um forte esforço, agora, para o lançamento da obra. Quanto à ligação à A4, pelo Baião, o processo também está em curso.
3. Aposta da Câmara Municipal na área termal e turística após a aquisição por parte da autarquia das Caldas de Aregos que se pretende venha a ser uma forte âncora no desenvolvimento do concelho, agregando-lhe a vertente turística, hoteleira, termal, urbana e de lazer, potenciando, assim, a ligação de Aregos e de todo o concelho, ao elemento mais estruturante da região, o Rio Douro.
4. Merece ainda destaque, no âmbito desta deslocação, a inauguração do novo Centro Escolar de Resende que a Ministra da Educação, Isabel Alçada, efectuou naquele dia e que veio dar aos mais de 400 alunos dos jardins-de-infância e das escolas do 1º ciclo de 5 freguesias, que o estão a frequentar, condições de acesso à educação com elevados padrões de qualidade, como aqueles que já existem há alguns anos no pioneiro Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e existirão no futuro Centro Escolar de S. Cipriano, a levar a cabo futuramente.
(As fotos são da reunião na Câmara, da inauguração do Centro Escolar e do Quartel da GNR)