Fórum sobre Políticas de Saúde promovido pelo PS de Viseu

Decorreu no passado sábado, dia 20 de Novembro, em Viseu, um Fórum sobre Políticas de Saúde, subordinado ao tema, “SNS um Pilar essencial do Estado Social”.
Promovido pela Comissão Política de Viseu do Partido Socialista, mas aberto a todos os cidadãos, foi uma temática que obteve grande adesão, onde se encontrava um número significativo de profissionais de saúde. As intervenções iniciais estiveram a cargo da Prof.ª Doutora Madalena Cunha, docente da Escola Superior de Saúde Viseu, Dr.º Alexandre Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio de Viseu e Prof.º Doutor António Correia de Campos, ex-Ministro da Saúde e actualmente Eurodeputado.
A importância do tema, conquistou a audiência que participou activamente no debate. Sustentabilidade do SNS, gestão eficiente, combate ao desperdício, Cuidados de Saúde Primários - consolidação da reforma, literacia em saúde, Cuidados Continuados, Cuidados Paliativos e Centro Oncológico de Viseu, foram áreas que mereceram particular enfoque.
Consensual entre os presentes é que de facto o SNS é um Pilar Essencial do Estado Social e o futuro da assistência em saúde passa pelo seu reforço, modernização e não pela sua privatização, que é a palavra de ordem da direita neoliberal.