Visita dos Deputados do PS a Tabuaço

Os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, Acácio Pinto, José Rui Cruz, Paulo Barradas e Helena Rebelo, deslocaram-se no dia 18 de Outubro, de manhã, ao concelho de Tabuaço onde reuniram com o Presidente da Câmara, João Ribeiro e com os vereadores José João e Alexandre Ramos, deixando-se de seguida os principais aspectos:
«Fruto da má estratégia seguida pelos anteriores executivos que, ao longo das últimas décadas, conduziram o concelho a uma preocupante situação financeira, económica, social e demográfica, em que a dívida apurada ascende a mais de 16 Milhões de Euros, o actual executivo meteu mãos à obra do reequilíbrio financeiro (já, reduziu 1,2 Milhões da dívida), da reorganização de todos os serviços camarários e da revitalização das actividades socioeconómicas.
Nas acessibilidades a grande aspiração de Tabuaço passa por uma ligação mais fluente e rápida à A24 (nó de Valdigem), sendo que o troço entre Tabuaço e Sta Leocádia está já aprovado esperando-se que os fortes constrangimentos financeiros do pais não inviabilizem a sua orçamentação a curto prazo. Também as acessibilidades concelhias foram alvo de trabalho específico, estando em fase de concurso a obra de beneficiação e pavimentação da EM entre Santa Leocádia e a EN 222 (investimento superior a 2,5 Milhões de Euros). Igualmente houve um grande investimento na requalificação dos caminhos agrícolas e florestais.
A agricultura, actividade central do concelho, foi tida em conta e os agricultores podem hoje tratar dos seus assuntos no Gabinete de Apoio ao Agricultor que foi recentemente inaugurado.
Na Educação a preocupação foi para a reorganização da rede de transportes e para o reordenamento da rede escolar através da Construção do novo Centro Escolar que está em fase de adjudicação e cujo investimento será superior a 2,6 Milhões de Euros.
Na Saúde, foi colocada em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde que é uma mais-valia para o rastreio da saúde, sobretudo, dos mais idosos.
Poderemos dizer, para finalizar, que encontrámos uma equipa jovem e fortemente empenhada em melhorar as infra-estruturas e as condições de vida no concelho.»