Deputados do PS Visitaram o Centro Escolar de Cinfães

Os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu deslocaram-se hoje, dia 13 de Setembro, no âmbito da abertura do ano lectivo 2010/2011, ao Centro Escolar de Cinfães acompanhados pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Pereira Pinto e pelo responsável da Equipa de Apoio às Escolas de Lamego, César Carvalho.
Ali assistiram à reunião geral que o Director do Agrupamento e a Coordenadora do Estabelecimento estavam a levar a cabo com os alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente a que se seguiriam reuniões de cada uma das turmas e puderam, portanto, constatar da normalidade do arranque do início do ano lectivo.
Igualmente puderam constatar a forte aposta na educação que a Câmara de Cinfães está a desenvolver e que se traduziu na oferta de todos os manuais escolares aos alunos do primeiro ciclo do concelho. Simbolicamente, nesta reunião, foi entregue, a um aluno de cada ano de escolaridade, um conjunto de manuais.
Mas esta aposta vai mais longe e no âmbito dos transportes escolares todas as crianças do concelho, do pré-escolar até ao final do secundário, são transportadas de forma gratuita até ao Jardim de Infância e à escola que frequentam.
Refira-se, aliás, que o Director do Agrupamento fez questão de enaltecer a excelente parceria entre a autarquia e as escolas do concelho, dizendo haver uma grande correspondência por parte do Presidente e da Câmara aos anseios e expectativas que as escolas lhe apresentam.
É este um bom exemplo de qualificação da Escola Pública e de cooperação entre o Estado Central e o Estado Local que se tem vindo a traduzir na construção de vários centros escolares por todo o concelho (quatro até ao momento) e que, ainda hoje, a Câmara adjudicará o novo centro escolar de Nespereira, obra que ascenderá a 2 Milhões de Euros.
Para uma certa oposição que vê fantasmas na Escola Pública e que não quer ver o muito que este Governo e o anterior têm feito em prol da qualificação da Educação em Portugal, aqui temos mais uma resposta de qualidade, implementada no terreno, que existe, afinal uma escola que funciona a tempo inteiro, com actividades de enriquecimento curricular, com refeições integradas, com transportes para todos os alunos, com edifícios modernos, com professores colocados a horas e por quatro anos.
Para os deputados do PS é gratificante sentir e vivenciar estes apoios e perceber que este investimento está a ser interiorizado pelas famílias e que serão elas, no futuro, a não permitir que qualquer líder partidário venha a colocar em causa e a atacar a Escola Pública, como pretende o PSD, que deveria ser mais responsável nesta e noutras matérias.