Freixinho: Hotel Rural Convento Nossa Senhora do Carmo


Ontem, dia 8 de Agosto, visitei pela mão do Rogério, um bom amigo, natural de Escurquela, o Hotel Rural "Convento Nossa Senhora do Carmo" situado no Freixinho, concelho de Sernancelhe, tendo ali sido recebido pela sua proprietária, Iolanda Souto.
Esta excelente unidade hoteleira, situada nas imediações da albufeira da Barragem do Vilar no Rio Távora, tem  24 quartos, piscina, terreno exterior todo murado, uma magnífica inserção na aldeia e proporciona-nos uma deliciosa paisagem a partir da sua torre.
Os espaços interiores são excelentes, aproveitados a partir das antigas divisões existentes no convento. O restaurante, por exemplo, foi localizado no espaço onde se situava a Igreja e nos recantos mais diversos pode-se sentir, pelo cuidado da recuperação, toda a vivência secular das freiras, suas ocupantes.
O espaço exterior é um convite magnífico, dentro de muros altos em granito, a uma reflexão serena, junto à piscina, por exemplo, mas também a uma interacção forte com a ruralidade da aldeia do Frexinho e com o verde aquiliniano que se pode respirar nas serras envolventes.
Chega-se lá a partir da EN 226 e do cruzamento situado entre Penso e Vila da Ponte.
Merece uma visita... e uma retemperadora estada.
(Fotos: L&C e Hotel Rural)