Ministro da Agriculturta de visita às áreas ardidas no Distrito

O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano, acompanhado pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, deslocou-se nos dias 30 e 31 de Agosto ao Distrito de Viseu a fim de se inteirar da real e concreta dimensão dos principais incêndios florestais ocorridos no Distrito.
Nesta sua deslocação o Ministro e os elementos do Ministério e dos Serviços descentralizados do Estado que o acompanhavam passaram pelos concelhos de Mangualde, S. Pedro do Sul, Castro Daire, Moimenta da Beira e Tabuaço, tendo sido recebido e acompanhado em todos eles pelos respectivos Presidentes de Câmara, respectivamente, João Azevedo, António Carlos, Fernando Carneiro, José Eduardo Ferreira e João Ribeiro.
Nesta sua incursão às áreas atingidas o Ministro pôde ouvir de viva voz dos vários interlocutores (autarcas, agricultores, bombeiros e demais agentes de protecção civil) a verdadeira dimensão do problema, inteirar-se dos principais prejuízos e perceber quais são as perspectivas que cada um tem para que no futuro tal não se repita com esta gravidade.
Os deputados do PS, Acácio Pinto e Paulo Barradas, acompanharam esta visita, que também teve a presença do Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal, entre Directores Regionais da Agricultura e Florestas e dirigentes do Ministério.
Durante toda esta visita o Ministro esclareceu quais as ajudas que já estão disponíveis para minimizar os prejuízos dos agricultores (p.e. apoio aos ovinos, caprinos e bovinos) e que há um conjunto de trabalhos que poderão já ser iniciados pelas entidades e que no final dos incêndios serão comparticipados a cem por cento através de candidaturas a apresentar aos serviços.