Cabanas de Viriato: Recuperar a Casa Aristides Sousa Mendes


Estive, ontem, dia 18 de Junho, em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, numa acção promovida por um grupo de cidadãos que pretende recuperar a Casa Aristides Sousa Mendes. Esta iniciativa promovida pela jovem Regina Azevedo Pinto pretende que a Casa seja recuperada com verbas da Parque Escolar, transformando-a numa Escola de Cidadania.
Esta iniciativa divulgou-se a partir das redes sociais e conta hoje com milhares de adesões.
Com a minha presença quis homenagear em primeiro lugar Aristides Sousa Mendes, uma vez que estamos a comemorar, este mês, os 70 anos do início da emissão de vistos que vieram a salvar 30.000 judeus do holocausto. Quis, igualmente, deixar bem claro que tudo farei, como deputado do Grupo Parlamentar do PS eleito por Viseu, para ajudar a estabelecer as plataformas e as parcerias activas que possam viabilizar uma solução para a recuperação, tendo como força central a Fundação, que é a proprietária do imóvel. E, finalmente, quis também deixar bem claro que não podemos estar a envolver entidades ou instituições e a desenhar soluções concretas sem que as mesmas resultem de uma mesa negocial que envolva essas instituições.
Presentes, entre outros, o Presidente do CA da Fundação Aristides Sousa Mendes, Álvaro Sousa Mendes, entre outros membros da Fundação, o Presidente da Câmara e muitos outros autarcas municipais e de freguesia, para além da jovem promotora da iniciativa, Regina Pinto, e de muitos admiradores de Aristides Sousa Mendes.