O Douro e a sustentabilidade

Vai decorrer nos dias 16 e 17 de Abril, em Moimenta da Beira, o Seminário Desenvolvimento Sustentável e Turismo, subordinado ao tema genérico “O Douro e a sustentabilidade” promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Esta é uma daquelas iniciativas a que vale a pena darmos o devido relevo, desde logo por se centrar na sustentabilidade, que tem que ser a pedra de toque do desenvolvimento dos territórios.
E faz todo o sentido ser em Moimenta da Beira até porque eu não me posso esquecer que ali existe um empreendimento turístico pioneiro neste âmbito. Trata-se dos Moinhos da Tia Antoninha, em Leomil, que responde ao desafio da sustentabilidade, desde logo nas questões energéticas em que é auto-suficiente. Ou seja, este empreendimento produz toda a energia eléctrica que consome, através de uma mini-hídrica e de painéis foto voltaicos e foi um dos galardoados em 2009 pela ABAE com o prémio Chave Verde.
Mas para além da eficiência energética irão estar em discussão, neste Seminário, a redução dos consumos de água, a arquitectura sustentável e a importância de empreendimentos com esta filosofia nos territórios em que se inserem.
E se há paisagens que merecem toda a nossa atenção e cuidado pela sua beleza mas também por toda a sua fragilidade, uma delas, é a paisagem duriense!
(Imagem: Turismo Douro)