A Europa nas escolas: Campanha "Primavera da Europa 2010"

Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, e Stavros Lambrinidis, Vice-Presidente do Parlamento Europeu, deram no dia 25 de Março início à campanha «Primavera da Europa 2010», em Bruxelas. Esta campanha, que terminará em 30 de Junho, tem como objectivo estimular nos alunos do ensino básico e secundário, e nos seus pais, um maior interesse pelos grandes temas relativos à Europa: a crise económica, o desemprego juvenil, as alterações climáticas, a educação e a luta contra a pobreza.
A Comissária Androulla Vassiliou, que presidirá ao lançamento da campanha deste ano na Escola Europeia de Uccle, em Bruxelas, comentou: «A ideia é encorajar mais jovens a fazerem ouvir a sua voz para ajudarem a dar forma à Europa de hoje e do futuro. O meio a utilizar fica à vossa escolha. Pode ser através de um debate na escola, um concurso, um «chat» em linha, um «sms» ou as redes sociais. O importante é exprimirem a vossa opinião e fazerem os vossos amigos participar.
Com as tecnologias de hoje, é mais fácil do que nunca transmitir os vossos pontos de vista.»
A Comissária encontrar-se-á amanhã com um grupo de alunos de 16 anos de diferentes nacionalidades, que lhe farão perguntas e transmitirão as suas opiniões sobre as políticas da UE. «Isto é algo que espero fazer quando visitar escolas noutros países e não só durante esta campanha», acrescentou a Comissária.
No ano passado, 6500 escolas participaram na campanha «Primavera da Europa», e espera-se que esse número seja mais elevado este ano.
O evento é organizado anualmente pela European Schoolnet, uma rede que reúne 31 ministérios da Educação da União Europeia e de outros países. A rede recebe apoio da Comissão Europeia.
A «Primavera da Europa» oferece ferramentas e recursos que ajudam os professores a aumentar a sensibilização dos jovens para os temas europeus de forma inovadora e criativa.
No passado, a campanha contou com a colaboração de comissários, deputados do Parlamento Europeu, personalidades políticas nacionais e regionais, professores e antigos alunos, que participaram em debates e «chats» em linha.
Cerca de 2000 escolas já se inscreveram para participar no evento deste ano através do sítio Web «Primavera da Europa», que está acessível em 23 línguas em:
As escolas que queiram organizar um evento no quadro da «Primavera da Europa» podem inscrever-se no seguinte endereço:
Os oradores interessados em visitar uma escola podem inscrever-se em:
Meios audiovisuais: a Europe by Satellite assegurará a cobertura do evento na Escola Europeia.
(Fonte: UE)