Audição da Ministra do Ambiente sobre o Programa Nacional de Barragens

No dia 6 de Abril, a Ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, esteve na Comissão de Ambiente Ordenamento do Território e Poder Local, numa audição, solicitada pelo BE e PSD, sobre o Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH).
A Ministra, nesta audição, fez uma apresentação detalhada de todo o processo, da transparência das diligências e da importância do Programa para Portugal, com satisfação das exigências ambientais através de uma Avaliação Ambiental Estratégica.
Nesta audição tive a oportunidade de poder intervir tendo enfatizado a importância do Programa Nacional de Barragens para a o combate às alterações climáticas, para a sustentabilidade ambiental e energética e para a diminuição na nossa dependência internacional de combustíveis fósseis, enfatizando a sua importância para o Distrito de Viseu onde está em obra a Barragem de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, e onde está em desenvolvimento o processo da Barragem de Girabolhos, em Mangualde.
Aliás, diga-se que a energia é hoje vista, por todos, como uma questão que não se pode dissociar do combate às alterações climáticas e das políticas desenvolvidas para garantir a sustentabilidade ambiental do mundo.
Porém, recentemente, os combatentes verdes contra o PNBEPH receberam uma adesão de peso que são os amigos do nuclear, onde parece que também se insere o novo líder do PSD (vide pág. 241 do livro Mudar).
Cá estaremos para ver como se conciliarão no futuro estes interesses, estes sim, nuclearmente contraditórios nos termos e no conteúdo!!